Liderança é um tema recorrente na história da Humanidade. Sem ela, os povos teriam permanecido inertes em suas realizações. Graças aos líderes, surgidos espontaneamente ou por escolha da maioria, o tempo tem sido cada vez mais dinâmico. Muitos desses líderes têm se envolvido com a prática da liderança, outros com sua teoria, mas poucos se preocuparam em associar o conhecimento teórico à prática do dia-a-dia. Ser competente é um desafio. Ser um líder competente é um desafio maior ainda. Mas quais são as competências que fazem um líder? Que competências precisam ser exibidas por quem aspira a uma função de liderança numa organização atual? Liderança não é uma profissão, emprego ou disciplina acadêmica, mas um conjunto de qualidades e atitudes que faz uma pessoa ser diferente da média da humanidade. Sob a organização de Jayr Figueiredo de Oliveira e Robson M. Marinho, a obra 'Liderança - Uma Questão de Competência' explora conceitos inovadores e traz à tona os resultados de pesquisas recentes na área de liderança. Um deles é a teoria da Liderança Servidora, considerada por alguns "gurus" como a verdadeira essência da liderança, capaz de tornar o ambiente empresarial mais humano e produtivo. O livro discute abertamente como aplicar a essência de liderança no contexto empresarial brasileiro. Com prefácio de Fernando Henrique Cardoso, o livro é o resultado de uma pesquisa realizada por um grupo de professores e pesquisadores brasileiros que analisaram as 14 competências de liderança, conforme lista da Foundation for Leadership and Learning, entidade norte-americana dedicada a promover o desenvolvimento de liderança por meio de pesquisa, consultoria e ensino. Adaptado ao cenário nacional, o presente estudo é distribuído em cinco categorias gerais das competências - Pessoais e Educacionais; Interpessoais; Organizacionais; Cognitivas e Profissionais.