Neste livro são abordados conceitos básicos vinculados ao processo de ensino universitário. Igualmente, são apontadas tendências negativas do trabalho docente e são mostradas as necessidades da capacitação docente e da utilização dos princípios pedagógicos na busca de informações e na criação de novas formas de organização da docência, esperando com isso contribuir com a elevação da qualidade do trabalho científico estudantil. Ao analisar comparativamente as teorias e experiências didáticas avançadas e sugerir o uso uniforme de métodos e técnicas de ensino, o autor apresenta conclusões para melhorar o desempenho teórico-prático dos educadores e estudantes em geral. Por sua importância, atualidade e abrangência, a presente obra é metodologicamente válida para qualquer nível ou modalidade de ensino, sendo indicada para todos os estudantes dos diferentes cursos universitários postulantes de cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado), professores, pesquisadores e demais operadores do Direito, mediante sua leitura e estudo, receberão orientação segura de como ensinar e aprender a elaborar, com eficiência, seus projetos de pesquisa.