A trajetória profissional de um vendedor viajante que se tornou presidente de empresa compõe esse verdadeiro manual do vendedor de sucesso, cobiçado pelos concorrentes, respeitado por seus superiores e admirado pela própria equipe. No Brasil são mais de quatro milhões de vendedores que sabem o que querem (ganhar dinheiro vendendo seus produtos), mas raros são os que sabem como conseguir isso. O Departamento Comercial revela como anda o coração de uma empresa. Se bem estruturado, dará a ela vida longa. Caso contrário, a saúde da empresa corre sério risco. Não é preciso ser experiente para perceber que diretores e presidentes têm pelo departamento de vendas apreço especial. Ele representa o eixo em torno do qual tudo gira. Se ignorado, atira a empresa às trevas da desestruturação. Por isso, a leitura desse livro é fundamental para empresários, executivos e, principalmente, para vendedores. Quem conhece Luis Paulo LUPPA e sua trajetória de sucesso, logo vai identificar a autoria da obra. Com texto claro e bem-humorado, sem clichês ou teorias, o livro é pautado na larga experiência do autor, que durante mais de vinte anos viveu apaixonadamente o dia-a-dia do bom vendedor: a realidade das ruas, das visitas, dos relatórios, das metas, dos relacionamentos, das comissões e dos pedidos que salvam o mês. Dividido em nove capítulos, O Vendedor Pit Bull é uma aposta na recuperação de qualquer empresa através da sua equipe de vendas. O 1º capítulo apresenta os caminhos para se escolher ou se transformar em um profissional fundamental, um "homem de vendas", pois se a empresa sobrevive a produtos com pouco apelo, a planejamentos desafinados, não resiste a uma equipe comercial sem pedidos, sem vendas. O 2º capítulo relaciona as qualidades e os equipamentos indispensáveis para esse profissional. O 3º capítulo ensina como administrar o tempo, afinal "quem mata o tempo não é um assassino, é um suicida", lembra LUPPA usando uma famosa frase de Millôr Fernandes. Os dois capítulos seguintes falam em qualificação. O melhor vendedor será necessariamente um bom gerente de vendas? É preciso reconhecer seus domínios, suas possibilidades, seu espaço para não incorrer em erro de avaliação quanto ao seu talento. "Será que um excelente jogador de futebol é o melhor técnico do mundo? Nesse caso, um time treinado pelo Pelé nunca seria derrotado", ironiza LUPPA. O caminho vertical para a venda bem sucedida e a venda criativa estão descritos no 6º capítulo que traz ainda uma lista de valiosas instruções baseadas em experiências de campo sobre o processo de venda. O 7º capítulo traça um perfil do comprador e suas diferentes características. Sempre baseado em suas experiências pessoais, o autor ensina como agir com cada tipo de comprador. O penúltimo capítulo apresenta um instrumento básico para o sucesso do vendedor: o plano de ação de vendas. Nele estão a forma e o conteúdo de como atingir as metas do mês. Por fim, Luis Paulo LUPPA lembra que não existem soluções mágicas ou inéditas para se tornar um verdadeiro vendedor Pit Bull. O vendedor vale quanto vende e a vida de dele é de trabalho duro e bem direcionado. Sempre baseada em exemplos concretos, a leitura desse livro potencializa a atividade de vendedor, mostrando os erros mais comuns que ocorrem no dia a dia, apontando soluções de fácil aplicação.