Educação e saúde, embora no discurso sejam consideradas como dependentes uma da outra, têm sido tratadas isoladamente. Este livro expõe reflexões que respaldaram um conjunto de experiências, realizadas na gestão 2001-2008 do município de Guarulhos, em que projeto, planejamento, implementação e avaliação de vários programas foram concretizados pela ação coletiva de gestores e profissionais de ambas as áreas, contando inclusive com outros setores da administração municipal e parceiros de outras esferas de governo, particularmente o Governo Federal e a sociedade. Essa concepção de trabalho coletivo, baseada na idéia de que ações políticas não podem ser apenas individuais e setoriais, propiciou um grande salto de qualidade no atendimento à população. O texto traz uma significativa contribuição aos envolvidos, direta e _ indiretamente, com políticas públicas de educação, em uma perspectiva de educação contra-hegemônica, transformadora e integral que considera o educando como pessoa humana e de direitos. Gestores públicos, profissionais de educação e de saúde e pesquisadores podem encontrar nesta publicação duas importantes contribuições: a articulação -possível e necessária - entre educação e saúde e a demonstração de que políticas públicas comprometidas com a classe popular podem ser realidade. Entretanto, a maior contribuição que este livro traz é a descrição de vários programas desenvolvidos, que permite ao leitor aproximar-se da realidade dessas experiências. Quiçá, esses programas possam ser reproduzidos, ampliados e melhorados por tantos quantos se ocupam dessa relevante tarefa de promover educação e saúde.