A carência de material didático apropriado para o ensino da Fisioterapia é indiscutível, fato esse que levou um grupo de docentes do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) a se motivar para uma empreitada desafiadora: escrever livros para estudantes e profissionais de Fisioterapia. Alguns docentes tiveram iniciativas isoladas e vitoriosas, e alguns livros já foram publicados. Lançado o desafio, o corpo docente do Curso de Fisioterapia da FMUSP estabeleceu as áreas a serem contempladas nesta Série. A proposta incluiu livros das chamadas áreas básicas (de Fisiologia, Histologia e Anatomia, entre outros), áreas clínicas básicas (de Métodos de Avaliação, Cinesiologia, Cinesioterapia, Recursos Terapêuticos e Imagenologia, entre outros) e livros específicos da prática clínica em Fisioterapia (de Disfunções Respiratórias, Musculoesqueléticas, Cardíacas e Neurológicas, entre outros) que facilitem e direcionem a melhor formação do profissional fisioterapeuta. Esse livro se destina aos alunos de graduação e pós-graduação das diversas áreas da saúde. O objetivo primário deste livro é mostrar a importância do conhecimento da fisiologia respiratória para o melhor entendimento dos mecanismos das doenças pulmonares. Nossa meta foi dar um enfoque didático abordando aspectos fisiológicos e fisiopatológicos, motivando e estimulando a formação do profissional. Para tal, o livro foi dividido em 28 capítulos, nos quais são abordados aspectos da fisiologia respiratória básica e aplicada. A redação deste livro contou com a colaboração de vários profissionais da saúde, especialistas em fisiologia e fisiopatologia respiratórias.