Não concorra com a concorrência - torne-a irrelevante. Esta é uma das máximas mais importantes deste livro, que é considerada um marco da literatura de Gestão dos últimos anos. Mais conhecida como Blue Ocean, esta obra veio desafiar as teorias estabelecidas e defende que a solução para enfrentar a forte concorrência não é competir no ambiente que os outros intitulam de "Oceano Vermelho". Neste oceano, as empresas concorrem pelas vantagens competitivas, pela conquista de quota de mercado e lutam por se diferenciar. Os autores deste livro, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, vêm defender que, quando seguem esta estratégia, as empresas terão cada vez menos possibilidades de conseguir um crescimento lucrativo no futuro. Com base num estudo de 150 casos que abrange os últimos cem anos e mais de 30 sectores, os dois autores defendem que as empresas que serão líderes no amanhã irão conquistar o sucesso não porque concorrem com os seus concorrentes, mas porque criam Oceanos Azuis de crescimento no mercado. Esta abordagem, denominada "inovação com valor", cria alterações no valor quer ao nível das empresas quer dos seus compradores, fazendo com que a concorrência se torne obsoleta. Uma estratégia revolucionária que tem por base seis princípios que todas as empresas podem facilmente formular e implementar com sucesso. Estes princípios demonstram como reconstruir as fronteiras do mercado, se concentrar o cenário global, alcançar para além da procura existente, conseguir a sequência estratégica certa, ultrapassar obstáculos organizacionais e incluir a implementação na estratégia. Um novo paradigma do pensamento sobre a Gestão, essencial para todos os que querem que os seus negócios cresçam e se fortaleçam no futuro.