A coleção Aulas de Redação desenvolve a escrita do estudante em atividades que estimulam a criatividade e preparam para o exercício da redação. Os volumes apresentam diversos tipos de texto: literários, informativos, publicitários, letras de música, quadrinhos, entre outros. Tópicos de gramática fundamentais e atividades variadas fornecem a base para o aluno redigir com segurança.

O volume 3 está dividido em dez unidades que abordam diferentes aspectos da redação: a ação no texto narrativo, o foco narrativo, a atmosfera da narração e da poesia, o texto jornalístico, o processo de comunicação e seus problemas, a fábula, a crítica em textos humorísticos, ficcionais, narrativos, poéticos e em histórias em quadrinhos, correspondência oficial e comercial.

O livro apresenta seções e recursos diferenciados fundamentais para o desenvolvimento da escrita:
- Vamos ler: textos de diversos autores servem de base para o trabalho de redação. Quanto à autoria, compõem este volume nomes como: Walcyr Carrasco, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Carlos Drummond de Andrade, Luís Fernando Veríssimo e Stanislaw Ponte Preta.
- Vamos escrever com esquema: o aluno perde a inibição de escrever e cria a sua história completando um roteiro proposto.
- Vamos escrever propõe um assunto relacionado ao que foi discutido ao longo da unidade como tema de redação. Uma sugestão de esquema auxilia na produção do texto.
- Vamos pesquisar sugere temas para serem pesquisados e apresentados de diversas maneiras em sala de aula. Neste volume, propostas de diferentes atividades, como: entrevista e construção de mural sobre profissões, dramatização de mitos e lendas gregas, pesquisa sobre Robinson Crusoé, criação de dicionário com palavras usadas por grupos específicos da sociedade.
- Vamos ler-pensar para formar opinião: nova seção dessa edição reformulada. Apresenta textos, matérias jornalísicas, músicas e textos de internet servem de base à discussão de assuntos relacionados a temas transversais. Neste volume são desenvolvidos, entre outros temas: participação política, sonhos pessoais, o papel da escola, populismo e elitismo cultural, processos de comunicação e identidade cultural.
- Indicação bibliográfica: traz sugestões de livros e vídeos que ampliam os temas propostos na seção "Vamos ler-pensar para formar opinião".

O Livro do Professor (não comercializado) apresenta:
- Sugestões para o trabalho em sala de aula;
- Respostas dos exercícios.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.