Esta obra segue a mesma metodologia do livro de Fundamentos de Matemática - CÁLCULO E ANÁLISE - Cálculo Diferencial e Integral de Uma Variável. Baseada em idéias construtivistas, parte da premissa de que os aprendizes constroem o conhecimento gerando condições para a aquisição de saberes em um ambiente de investigação. O método os leva a saírem da postura passiva para a ativa, gerando assim novos conhecimentos, utilizando os que já foram adquiridos no cálculo diferencial e integral de uma variável, e, dessa forma, o professor dispõe de muitas variáveis didáticas que facilitam transformar a situação de aprendizagem. A escolha dessas variáveis terá conseqüências sobre a percepção do saber que os estudantes desenvolverão e sobre as concepções que serão forjadas. Investimos, também, na situação adidática, onde aparentemente desaparece a intenção de ensinar. Caracteriza-se pelo fato de se escolher um problema de modo que leve o aprendiz a agir, falar, refletir e evoluir por sua própria iniciativa, utilizando situações do cotidiano.