Para os autores, a formação de crianças e jovens é um desafio compartilhado por pais, professores e sociedade. Nesta obra eles pretendem fazer uma reflexão e abordar novas formas de relacionamento com o aprendiz, buscando eliminar as barreiras históricas que dificultam o diálogo entre o professor e o aprendiz, entre a escola e a família, entre a escola e a comunidade intra e extraescolar. Principais temas abordados: • O papel do professor na promoção do desenvolvimento sociocognitivo da criança. • Uma análise sobre recreio como um importante momento da vida e do desenvolvimento social dos estudantes. • A influência do contexto familiar no processo de aprendizagem dos alunos. • A parceria entre escola e comunidade. • A Psicologia Escolar na educação brasileira. Segundo livro da coleção “Escola e Contemporaneidade. Temas Emergentes à Psicologia da Educação”, Formadores da criança e do jovem traz um intenso trabalho de pesquisa de um grupo de profissionais com grande experiência na área da educação. A discussão das temáticas é resultado de pesquisas e sugestões de estratégias para transpor algumas barreiras habituais da relação entre escola, alunos, família e comunidade. Em toda a obra há a preocupação da reflexão sobre como obter soluções para o sucesso na educação de nossas crianças e jovens