Este livro tem como objetivo oferecer o conhecimento da caligrafia árabe em sua tripla dimensão - educativa, iconográfica e estética. O livro apresenta as origens desta arte, a palavra alcorânica e os alicerces da cultura árabe em geral. A autora analisa o percurso do 'khat' (arte da caligrafia) em seu instrumental, estilos e, sobretudo, em sua essência - como fundamento e ao mesmo tempo, tradução de toda uma visão de mundoA Caligrafia Árabe visa projetar no meio acadêmico o conhecimento da caligrafia árabe em sua tripla dimensão: educativa, iconográfica e estética. Sendo a caligrafia a mais fiel expressão cultural do mundo árabe-islâmico, o leitor é levado não só às origens dessa arte, mas à palavra alcorânica e os alicerces da cultura árabe em geral. A autora, professora de cultura árabe da USP, analisa o percurso do khat (arte da caligrafia) em seu instrumental, estilos e, sobretudo, em sua essência: como fundamento e ao mesmo tempo, tradução de toda uma visão de mundo. Mais do que a imagem - sempre suspeita para o homem do deserto -, é a palavra que atinge os recônditos da alma oriental. A palavra é de Allah e a Ele se dirige, principalmente pelo cálamo do artista. A obra apresenta diversas lâminas que ilustram ? pela dialética da interação cromático-forma-textual - o profundo e delicado senso estético do artista. - L.J. LauandA Caligrafia Árabe visa projetar no meio acadêmico o conhecimento da caligrafia árabe em sua tripla dimensão: educativa, iconográfica e estética. Sendo a caligrafia a mais fiel expressão cultural do mundo árabe-islâmico, o leitor é levado não só às origens dessa arte, mas à palavra alcorânica e os alicerces da cultura árabe em geral. A autora, professora de cultura árabe da USP, analisa o percurso do khat (arte da caligrafia) em seu instrumental, estilos e, sobretudo, em sua essência: como fundamento e ao mesmo tempo, tradução de toda uma visão de mundo. Mais do que a imagem - sempre suspeita para o homem do deserto -, é a palavra que atinge os recônditos da alma oriental. A palavra é de Allah e a Ele se dirige, principalmente pelo cálamo do artista. A obra apresenta diversas lâminas que ilustram ? pela dialética da interação cromático-forma-textual - o profundo e delicado senso estético do artista. - L.J. Lauand