Preocupados com a demanda induzida pela educação na modalidade a distância, preocupados com a economia do conhecimento e com a dificuldade de compreensão do novo modo de produção onde a construção do conhecimento é socialmente distribuída e as relações colaborativas se fazem cada vez mais presentes, temos discutido os processos, conceitos e ações em educação a distância. Apesar da visão humanística salientada por diversos autores, há evidências de que as relações entre o setor educacional e o setor produtivo estão imbricadas e voltadas para o atendimento e a capacidade de responder às necessidades de todos os setores da sociedade, a saber, o mundo do trabalho. Destas evidências e de nossas preocupações surge este livro. Este livro fala sobre conceitos voltados para a educação a distância e fala, também, de uma metodologia de trabalho com a qual temos vivenciado a atividade e o compromisso de educar. Nossa meta é uma educação contextualizada, que integre os conhecimentos ao cotidiano de cada indivíduo, dirigida para um processo que trabalhe com o conhecimento que o aluno já possui. Assim, estruturamos o livro em conceitos e teorias, métodos de trabalho em educação a distância e, finalmente, um relato de experiência. A formação de professores tem sido nossa ênfase e, percebemos que, ao introduzir computadores no processo educacional, seria preciso, antes, considerar que as novas práticas são inventadas, conquistadas, construídas coletivamente, e não no isolamento individual. A cooperação como apoio ao processo de aprendizagem enfatiza a participação ativa e a interação tanto dos alunos como dos professores formando comunidades de aprendizagem contínuas. Acreditamos que para que a escola cumpra seu papel de oferecer uma formação capaz de alterar significativamente o quadro de desigualdades, é importante que se torne um espaço privilegiado de convivência, de experimentação, de criação e não apenas de reprodução de crítica e de conformação.