Desde a Idade Média que as igrejas serviram como palco de autos religiosos e de outras representações teatrais, quando ainda não existia o livro impresso nem a maioria do povo sabia ler. Atualmente as condições mudaram, mas a comunicação viva, por meio do teatro, continua sendo um meio quase indispensável de consolidação das comunidades, sobretudo de jovens. O teatro é grande fator de intercomunicação da fé e do espírito que deve reinar entre os grupos cristãos mais diversos.

Como, porém, realizar um bom teatro com os meios limitados de que se dispõe em geral, em nossas comunidades de jovens? Teatro na Igreja, de Caco Penna, fornece as indicações de base, com grande criatividade e não menor competência. Como indica o subtítulo, o livro se divide em duas partes: texto e encenação. Seu ponto de partida são as cenas do Evangelho, a que o texto deve ser antes de tudo fiel, senão nos detalhes, pelo menos no que tem de essencial e, sobretudo, fiel à mensagem, que deve, aliás, ser passada por meio de contextos contemporâneos. É o que sugere, por exemplo, no caso do filho pródigo e do óbolo da viúva.

Discute, então, os diversos outros ingredientes do texto dramático, como o papel das rubricas, a questão dos cenários e adereços, reduzidos à mais simples expressão, o uso da música e de outros elementos vinculados ao aproveitamento dos lugares para a movimentação da cena, quando tudo se passa, por exemplo, em uma igreja, bem diversa de um palco teatral.

A segunda parte é dedicada à preparação dos atores, fornecendo critérios para sua escolha e treinamento, orientando os ensaios e recomendando os diversos cuidados que é preciso ter com a transformação do texto em falas, acrescentando diversas observações complementares, mas de grande importância para o sucesso do espetáculo.Em apêndice, sugerem-se alguns exercícios para a preparação dos atores e oferece-se um rico exemplo de teatro religioso, uma encenação clássica da Paixão de Cristo, enriquecida com a indicação de todas as passagens evangélicas que fornecem os dados de base.

Dessa forma, a obra de Caco Penna se torna uma iniciação original e quase indispensável aos jovens teatrólogos e atores das comunidades cristãs.