Por que algumas crianças não aprendem? Já tentei de tudo! É melhor encaminhar para uma avaliação. Como ensinar essas crianças sem prejudicar aqueles que aprendem? Tais narrativas estão presentes no cotidiano escolar. Os problemas de aprendizagem são desafios diários enfrentados pelos gestores, professores e equipe escolar. O que fazer? Com certeza achar o que está causando esses problemas. Mas como? Simples! Basta encaminhar aos postos de saúde e clínicas interdisciplinares para saber o motivo do não aprender. Será que um laudo é suficiente? Ou um remedinho quem sabe? Será? Distanciando-se da crescente necessidade de patologização e medicalização, este livro traz outro olhar Apresenta uma perspectiva que converge para a situação de que, independentemente do diagnóstico, essas crianças estão e estarão na escola e têm o direito de receber uma educação de qualidade, ou seja, de aprender. O que fazer? Como fazer? Nesta obra, buscamos compartilhar algumas experiências e estratégias que nos ajudaram a refletir sobre essas questões, a partir de um trabalho de colaboração entre as áreas da Educação e da Fonoaudiologia. A experiência ocorreu por meio de um programa de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental que foram desafiados a (re)pensar sobre a prática pedagógica, visando a superar ou minimizar os dilemas cotidianos no ensino e na aprendizagem da linguagem escrita. Ao compartilhar essa experiência, almejamos contribuir para a reflexão de professores e profissionais que atuam na área da Educação e da Fonoaudiologia educacional.