Ao completar a 28ª edição e três décadas de existência, História Moderna e Contemporânea já passou por duas revisões completas, uma em 1980 e outra em 1986, acompanhadas de atualização permanente a cada edição. Neste período, teve participação direta na formação de milhões de estudantes brasileiros. Entretanto, para que este papel possa continuara ser desempenhado, faz-se necessária uma reformulação verticalizada e abrangente, tanto em relação à forma quanto ao conteúdo, envolvendo a participação de novos atores na preparação e elaboração do texto. Se este livro preserva o essencial, a sua alma, que vem desde a sua concepção em 1968, que é a busca de uma história compreensiva, uma análise capaz de dar sentido à vida, buscando um significado mais profundo das atividades humanas nas múltiplas dimensões econômica, social, política, religiosa e cultural, estabelecendo uma relação permanente entre o geral e o particular,entre o singular e o plural, ele não poderia ficar imune aos avanços significativos da nova história, especialmente da nova história cultural embebida nas representações sociais. Neste caso, reforça-se o estudo do cotidiano, sobreleva-se o papel da descrição e da narração, apela-se ao imaginário, procurando o forte enlace entre uma história mais analítica, mais estrutural, mais conceitual, em suma, dotada de um sentido, e as novas tendências historiográficas que privilegiam o mundo das sensibilidades. Incorporar as mudanças é a razão de ser da História. Avançar rumo a uma nova síntese é uma imposição da própria História, síntese esta que Nova Historia Moderna e Contemporânea procura incorporar. Por isso mesmo, procedeu-se a mundanças na formatação do livro, em sua diagramação, nas cores, na capa, nas legendas, na organização dos conteúdos, para facilitar a assimilação por parte dos alunos/leitores, agilizando a tarefa de ensino dos professores, colocando à sua disposição novos instrumentos de aprendizagem. Neste termos, todas as 10 unidades, subdivididas em 50 capítulos , terão introduções sintéticas precisando o problema a ser tratado, seguindo-se a análise do tema subdividido em partes bem nítidas. O conteúdo será profusamente ilustrados com imagens, mapas, tabelas e organogramas, subsidiados por legendas não apenas indicativas, mas capazes de enriquecer a informação nela contida. Para reforçar a assimilação do conteúdo foram incluídos 3 elementos: documentos, leituras complementares, bibliografia e filmografia.