Em pleno século XXI, apenas um quarto da população brasileira é considerada plenamente alfabetizada, dando conta de ler textos longos, relacionar partes de um texto e comparar diferentes textos. A má formação das habilidades necessárias à leitura tem como origem a fragilidade do processo educacional: alguns lêem muito devagar, outros não compreendem o que lêem; uns não têm paciência para ler, outros não têm concentração. Que falar então de escrever? Em Caminhos para aprender a ler e escrever, professores, educadores, diretores de escola e pedagogos - além de responsáveis por políticas públicas de educação - encontrarão, mais que um guia pedagógico, uma proposta didática global e coerente para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo é formar crianças ativas e comunicativas, que sejam capazes de ler e produzir textos "de verdade". Em pleno século XXI, apenas um quarto da população brasileira é considerada plenamente alfabetizada, dando conta de ler textos longos, relacionar partes de um texto e comparar diferentes textos. Que falar então de escrever? Em "Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever", professores, educadores, diretores de escola e pedagogos - além de responsáveis por políticas públicas de educação - encontrarão, mais que um guia pedagógico, uma proposta didática global e coerente para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo é formar crianças ativas e comunicativas, que sejam capazes de ler e produzir textos "de verdade".