Para a nossa merecida alegria, nós, educadores, ainda que lentamente, começamos a ser reconhecidos como protagonistas das mudanças das quais depende a construção de um novo tempo para o Magistério. E, assim, nossas escritas também começam a ganhar seu lugar, o que se confirma com a boa aceitação da edição anterior deste livro. Bem sabemos quão grande desafio é escrever, e quanta persistência é necessária para assumi-lo. O fato é que a escrita nos permite conhecer melhor quem somos nós, pessoal e profissionalmente. Primeiro, porque favorece a reflexão sobre o que fazemos e pensamos, a sistematização dos saberes que produzimos, o desenvolvimento da nossa capacidade de escrever. Segundo, porque é uma plataforma de lançamento para múltiplas possibilidades de aprender. Entretanto, para além das conquistas individuais, há um aspecto político de igual ou maior relevância: a publicação dos textos produzidos pelos que constroem a educação deste país - narrando suas experiências, revelando suas idéias, analisando o que fazem - é uma conquista de toda a categoria profissional. Quando um educador torna públicos os seus textos, todos ganhamos. Assim, este livro reúne artigos que narram, em sua maioria, experiências de formação que privilegiam o trabalho com a leitura e a escrita, especialmente com a escrita. Os autores são professores-pesquisadores vinculados ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, da Faculdade de Educação da UNICAMP - e profissionais que atuam em cursos de graduação e programas de formação continuada.