Os dados analisados neste estudo correspondem a cerca de 3/5 dos estudantes atualmente matriculados em cursos de graduação da UFMG, referindo-se aos estudantes admitidos por vestibular nos anos de 2003 a 2005. O estudo está dividido em quatro capítulos, sendo que o primeiro concentra-se na abordagem metodológica que foi utilizada para a realização do censo e o segundo traça o perfil socioeconômico dos estudantes, especificando suas características gerais, as diferenças segundo o tipo de ensino médio concluído (público ou privado) e a declaração de raça, bem como as diferenças conforme o acesso a bens culturais e de consumo. O terceiro capítulo analisa a situação do estudante no período anterior ao ingresso na UFMG, focalizando sua trajetória escolar, como turno e tipo de ensino médio, número de reprovações, e a situação em relação ao exercício de trabalho remunerado e participação no sustento familiar. O quarto e último capítulo volta-se para a comparação de cursos, considerando as características do turno, o prestígio do curso e a área de conhecimento, abordando as relações de gênero que permeiam tais características.