Apesar dos avanços sociais e legais, as mulheres ainda vivem em situação de submissão em relação aos homens, numa sociedade em que deveriam viver de maneira igualitária. Para que haja a mudança deste pensamento e, com isto, as mulheres passem a perceber que são iguais aos homens em direitos, e para que os homens as vejam e as respeitem também desta forma, a presente obra busca debater sobre a inserção da igualdade de gênero nos planos de educação do Brasil, em seus aspectos jurídicos e doutrinários. Para a consecução desta proposta, foi feita uma pesquisa que se dividiu em quatro partes. Na primeira delas, foi feita uma análise histórica sobre a participação das mulheres no ambiente escolar. Já na segunda, foram analisados os aspectos doutrinários da igualdade de gênero. Na terceira, foram analisados os aspectos jurídicos da igualdade de gênero. Por fi m, na quarta parte, foram vistos os benefícios relacionados à igualdade de gênero, com o objetivo de demonstrar o quão benéfico é, para as mulheres, que a inserção do tema seja feita nos Planos de Educação do Brasil.