Os autores que participam da realização deste livro abordam a educação superior como uma experiência em construção, na qual estão envolvidos inúmeros sujeitos e instâncias institucionais. Colocam seus conhecimentos e experiências a serviço da reflexão crítica e criativa para fomentar a inovação do ensino e a qualidade da docência universitária, contribuindo para a consolidação do campo referente à formação do professorado do ensino superior, que tem se afirmado como imprescindível para a melhora qualitativa desse nível de ensino. Esperamos com ele oferecer aos professores, às instituições de ensino superior, aos pesquisadores da área da formação e das práticas docentes no ensino superior e aos futuros professores em fase de formação, uma abordagem teórico-prática do que se chama atualmente de pedagogia universitária.Os autores que participam da realização deste livro abordam a educação superior como uma experiência em construção, na qual estão envolvidos inúmeros sujeitos e instâncias institucionais. Colocam seus conhecimentos e experiências a serviço da reflexão crítica e criativa para fomentar a inovação do ensino e a qualidade da docência universitária, contribuindo para a consolidação do campo referente à formação do professorado do ensino superior, que tem se afirmado como imprescindível para a melhora qualitativa desse nível de ensino. Esperamos com ele oferecer aos professores, às instituições de ensino superior, aos pesquisadores da área da formação e das práticas docentes no ensino superior e aos futuros professores em fase de formação, uma abordagem teórico-prática do que se chama atualmente de pedagogia universitária.Os autores que participam da realização deste livro abordam a educação superior como uma experiência em construção, na qual estão envolvidos inúmeros sujeitos e instâncias institucionais. Colocam seus conhecimentos e experiências a serviço da reflexão crítica e criativa para fomentar a inovação do ensino e a qualidade da docência universitária, contribuindo para a consolidação do campo referente à formação do professorado do ensino superior, que tem se afirmado como imprescindível para a melhora qualitativa desse nível de ensino. Esperamos com ele oferecer aos professores, às instituições de ensino superior, aos pesquisadores da área da formação e das práticas docentes no ensino superior e aos futuros professores em fase de formação, uma abordagem teórico-prática do que se chama atualmente de pedagogia universitária.