As empresas têm percebido, mesmo que timidamente, que o uso ineficiente dos recursos naturais possui um limite e que isso pode comprometer o andamento de seus negócios. Encontrar alternativas viáveis tanto para as empresas quanto para o meio ambiente tem sido a tônica das discussões sobre a problemática ambiental. Afinal de contas, como preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo manter os interesses econômicos das empresas e os interesses sociais das pessoas? Nesse contexto, torna-se fundamental analisar como a responsabilidade social e ambiental pode trazer benefícios econômicos para as empresas e fazer parte de suas estratégias competitivas. Este livro aborda as estratégias competitivas para as empresas verdes e os fatores que podem lhes proporcionar vantagem competitiva. Uma vez que o tema meio ambiente tem norteado as discussões atuais relacionadas às empresas, é imprescindível sua inserção nas teorias relativas à estratégia e vantagem competitiva. Relacionar a discussão da estratégia ambientalmente responsável com as teorias já estabelecidas e aceitas nesta área representa um desafio e pode oferecer excelente ferramenta para análise de mercado.