As sociedades ocidentais dedicam hoje uma importância cada vez maior à criança. Com efeito, todos podem conferir diariamente a que ponto a criança atrai as atenções, provoca regalias e estimula interesses. As empresas já entenderam há muito tempo o valor de desenvolver uma oferta de produtos e serviços adaptados para as crianças. E isso não significa para muitas das empresas que consigam se comunicar facilmente com elas. Esta obra mostra a melhor maneira de estabelecer, do ponto de vista da marca, um relacionamento satisfatório e durável com seus jovens consumidores. Este livro, abundantemente ilustrado com exemplos saídos do universo do grande consumo e com personagens sob licença como Mickey, Tintin, Astérix, aborda os seguintes assuntos: Os desenvolvimentos psicológicos, afetivos e intelectuais dos jovens. O ponto de vista mais original sobre a marca ao considerá-la como "um ser de relacionamento e de discurso". O modo de funcionamento dos personagens de marca e como, graças às suas funções afetivas e cognitivas, eles vão aproximar a marca da criança. O caso particular de personagens sob licença que são cada vez mais utilizados em associação com as marcas (co-branding). Como dar vida aos personagens e colocá-los concretamente em relacionamento com a criança através de diversas aplicações, tais como a embalagem, a publicidade ou as promoções.