Maurício Lara cria uma metáfora para sustentar que em uma assessoria são várias as passagens para dar acesso aos segredos da comunicação na área pública, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário. Da relação com a imprensa ? com a qual os jornalistas geralmente estão acostumados ? , e com o departamento comercial de veículos e agências de publicidade, à pressão exercida pela demanda interna e à sofisticada relação com o poder na instituição assessorada, o livro vai expondo as especificidades da portas e levando à reflexão sobre o papel e a importância de cada uma delas. São elas: Imprensa; Comercial e mídia; Tom do discurso; Relação com o público; Comunicação interna; Demanda interna; Acesso ao poder. De leitura fácil e abordagem inédita, o livro, sem pretender ser um manual sobre o tema ou esgotar o assunto, mostra como lidar com o dia-a-dia de uma atividade tão complexa quanto necessária nas instituições. Após a leitura desse fantástico livro, fica a certeza de que mais do que mostrar as sete portas da comunicação, Maurício Lara nos presenteia também com as suas chaves, avalia o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), Paulo Nassar, autor do prefácio.