A escola imaginária é um livro sobre a Escola Pública: seu modo de criação, suas crises e modo de reconciliação. No momento em que as teorias decretam a falência da Escola e as políticas insistem em esvaziar qualquer instituição pública, A escola imaginária se torna um livro desafiador, reflexivo e provocante. O tema deste livro é a escola, fruto da construção coletiva, das expectativas de criação que nela depositamos. Lílian do Valle questiona se a crise da escola pública não poderia ser muito mais ampla do que se imagina: crise da sociedade em seu poder de criação, na sua disposição para construir valores e práticas ou ainda uma crise do imaginário social. E para superar esta crise é preciso acreditar que a sociedade é capaz de criar coletivamente mecanismos e meios de emancipação. O livro pode ser lido como utopia e desejo de construção de Escola Pública dos nossos sonhos. E isso implica pensar, não o que a escola foi ou é, mas o que desejamos que ela seja para nós. Os ideais e expectativas que alimentaram a Escola Pública podem nos conduzir para além de um passado que deveria ser abandonado. Estes ideais nos ajudarão a investir nas nossas ações presentes. O passado deve ser o nosso poder de deliberação sobre o futuro que pretendemos para a nossa escola e para a sociedade.