O livro decorre do III Workshop realizado na XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que possibilitou uma caracterização e discussão de propostas para a Educação Básica em Química no país. Extrapolando contextos locais de produção e validação das propostas, o espaço amplo de interlocução permitiu explicitar e fundamentar aspectos da consecução em sala de aula, acenando para melhorias nas práticas da educação escolar. Nesse sentido, os trabalhos publicados representam produções de núcleos de pesquisa de diferentes regiões do país, articulados com professores da Educação Básica. Contemplam tendências atuais da pesquisa em Ensino de Química, contribuindo para o avanço do conhecimento na área na perspectiva de promover a disponibilização da "Química para todos" na nova Educação Básica em construção no Brasil. A leitura possibilita compreensões de tendências curriculares proeminentes na área de Educação Básica em Química, bem como fundamenta críticas aliadas à produção de avanços ainda necessários, na perspectiva de contribuir para a ampliação das discussões sobre propostas, concepções e ações. A obra espelha propósitos que estão expressos na trajetória da comunidade organizada na área, que vem assumindo a responsabilidade, o compromisso e o desafio de buscar avanços no desenvolvimento dos currículos e da formação de professores de Química, em busca da melhoria das práticas nos ensinos Fundamental, Médio e Superior no Brasil.