A comunicação é um diferencial competitivo dos mais singulares para as organizações. Parte indissociável de uma cultura de diálogo, mais do que uma ferramenta é um valor estratégico, criado ao longo do tempo, com o propósito de agregar equipes de trabalho, organizar mensagens e, sobretudo, integrar estratégias de negócios com a indispensável motivação para levá-las à prática. São conclusões que afloram dos trechos de As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, de Reinaldo Passadori, que escreve com a experiência de quem faz comunicação de qualidade, com a didática do professor que alia a prática à teoria e traz à luz o conhecimento de autores renomados. O livro está organizado de forma engenhosa. Para retratar as dimensões da comunicação, o autor percorre desde o plano do comportamento às mensagens da comunicação verbal à comunicação corporal, do culto aos valores à liderança. No fluxo de informações, reflexões, conselhos práticos, cases e registros históricos, sucedem-se também citações de culta originalidade, que são como raízes a alicerçar sua filosofia de ensino. Por tratar de tantos temas atuais e de maneira abrangente é que As 7 Dimensões da Comunicação Verbal torna-se obra obrigatória. Seus ensinamentos têm utilidade cotidiana. São espelho e imagem daquilo que o filósofo Epíteto define como a natureza ilimitada das coisas que estão sob o nosso controle e que, muitas vezes, de maneira recorrente não percebemos. Como o autor nos lembra a todo instante, a conclusão é: "Comunicação não é dom, é treino. É mudança de atitude." Faixa interativa contém Guia prático de exercícios.