PONTOS FORTES ·Abordagem atual, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento do raciocínio e da comunicação, promovendo conexões com outras disciplinas e com o dia a dia do aluno, e a interação social com trabalhos em grupo. ·Texto acessível e envolvente permite ao aluno aprender com a leitura (o livro não é um simples manual de exercícios, mas uma fonte de aprendizado). ·Grande quantidade e variedade de exercícios resolvidos e propostos, agrupados em diversas seções, que atendem tanto ao trabalho tradicional quanto ao trabalho com problemas diferenciados. ·Desenvolvimento da Estatística como conteúdo fundamental da Matemática dividido nos três volumes. ·Estudo da Trigonometria dividido nos três volumes. ·Seção Calculadora, que ensina a usar a calculadora simples, bem como a científica, privilegiando o emprego do raciocínio. ·Seção No computador, que orienta o uso de recursos tecnológicos para a resolução de problemas diversos. OUTROS DESTAQUES ·No volume 2, há moldes de figuras geométricas para o aluno decalcar e montar. ·Tabela trigonométrica nos três volumes. ·Revisão constante dos conteúdos nos três volumes. ESTRUTURA ·3 volumes, com até 5 partes e 14 unidades cada um. Volume 1 11 unidades divididas em 2 partes Volume 2 14 unidades divididas em 4 partes Volume 3 12 unidades divididas em 5 partes ·As unidades são compostas dos seguintes itens (alguns podem não aparecer em todas as unidades): Texto-base (teoria) intercalado com as seções Para saber mais e Conexão, que têm como função estabelecer relações entre a Matemática, o dia a dia do aluno e outras áreas do conhecimento. Exercícios resolvidos. Problemas e exercícios propostos. Jogos. Invente você (o aluno cria os problemas). Saia dessa (desafios para desenvolver o pensamento lógico). Para recordar (revisão e retomada de temas). Calculadora (uso das calculadoras simples e científica). Cálculo rápido (exercícios de cálculo mental). Para ler/Para assistir (sugestão de texto ou vídeo relacionado à Matemática). Ler para resolver (desenvolver no aluno a competência leitora de textos matemáticos). No computador (aplicação de recursos de computador e da web para a resolução de problemas). Palavras-chave (o aluno resume o que aprendeu). Para saber mais (história da Matemática, curiosidades etc.). Conexão (integração da Matemática com outras disciplinas e áreas do conhecimento, como Geografia, Química, Esportes etc.). Projeto. ·Ao final de cada volume, há indicações de leitura para os alunos, referências bibliográficas e respostas dos exercícios.