O trabalho científico de Leonardo era praticamente desconhecido ao longo de sua vida. Agora Fritjof Capra revela que Leonardo foi, em muito sentidos, o verdadeiro pai da ciência moderna. Com base no exame das mais de seis mil páginas que restam dos cadernos de anotações de Leonardo, Capra explica que esse homem notável abordou o conhecimento científico com olhos de artista. Em seus estudos das formas vivas e inanimadas, que abrangem desde a arquitetura e a anatomia humana até a turbulência da água e do padrão de crescimento das gramas, ele desenvolveu sozinho uma nova abordagem empírica da ciência, que compreendia a observação sistemática da natureza - o que é hoje conhecido por método científico. Fritjof Capra, nos mostra neste seu novo trabalho como Leonardo da Vinci trouxe ao universo científico uma perspectiva única ao abordá-lo com seu olhar de artista. Com base no exame das mais de seis mil páginas e 100 mil desenhos que restam dos cadernos de anotações do gênio renascentista, Capra revela que ele foi, sob muitos aspectos, o verdadeiro pai da ciência moderna. Ao escrever este livro, Capra teve como objetivo apresentar uma visão coerente do método científico e das realizações do mestre do Renascimento e avaliá-las da perspectiva do pensamento atual. Ele acredita que isso não apenas nos permitirá reconhecer na sua ciência um corpo sólido de conhecimento, mas também mostrará por que ele não pode ser entendido sem sua arte, nem sua arte sem a sua ciência.Fritjof Capra, nos mostra neste seu novo trabalho como Leonardo da Vinci trouxe ao universo científico uma perspectiva única ao abordá-lo com seu olhar de artista. Com base no exame das mais de seis mil páginas e 100 mil desenhos que restam dos cadernos de anotações do gênio renascentista, Capra revela que ele foi, sob muitos aspectos, o verdadeiro pai da ciência moderna. Ao escrever este livro, Capra teve como objetivo apresentar uma visão coerente do método científico e das realizações do mestre do Renascimento e avaliá-las da perspectiva do pensamento atual. Ele acredita que isso não apenas nos permitirá reconhecer na sua ciência um corpo sólido de conhecimento, mas também mostrará por que ele não pode ser entendido sem sua arte, nem sua arte sem a sua ciência.