“As letras falam: metodologia para alfabetização” é uma proposta de ensino desenvolvida graças ao desafio de alfabetizar crianças com problemas de aprendizagem, já marcadas pelo insucesso escolar e por anos seguidos de tentativas frustradas. Esta metodologia está construída de forma progressiva, estruturada e sequencial, seguindo uma orientação fônica, e que tem por objetivo desenvolver competências fundamentais envolvidas no processo de alfabetização, dentre elas as chamadas habilidades metafonológicas e as correspondências entre fonemas e grafemas. A metodologia aqui apresentada propõe atividades planejadas para promover, de forma sistemática e eficaz, o aprendizado das regras de uso e funcionamento do código alfabético, podendo ser aplicada no ensino regular com crianças que iniciarão o processo de alfabetização, em sala de recursos e no atendimento clínico (fonoaudiológico, psicopedagógico, psicológico) de crianças com problemas de aprendizagem. O emprego desta metodologia pode e deve ser feito juntamente com as chamadas práticas de letramento uma vez que tem como meta fundamental desenvolver, nos aprendizes, possibilidades de leitura e de escrita com autonomia e eficácia. Alfabetização e consolidação de competências em leitura e escrita estão na base dos verdadeiros progressos no processo de letramento e na garantia de condições favoráveis para o sucesso acadêmico de modo geral.