o objetivo desse livro é abordar o tema gestão por competência dentro do serviço público. em resposta as profundas mudanças que afetaram às novas situações de mercado, até que ponto é possível uma revisão de conceitos em relação ao setor público. a proposta desta nova abordagem pelas organizações procura considerar um desafio às práticas de aprendizagem coletiva, dentre outras, desenvolverem competências e compartilhá-las. quando o profissional passa a ter claro o conceito de gestão por competência dentro da empresa que está atuando se sente motivado a buscar e desenvolver diferenciais que resultam na satisfação no seu ambiente de trabalho. para isso acontecer se fazem necessária a preparação de pessoas, identificando suas competências, avaliações estas de forma natural e constante para que possam oferecer um referencial que nos permita compreender a realidade do serviço público. ao mesmo tempo, a sociedade local é pressionada pela cultura e pelo sistema de gestão atual que não consegue dar respostas aos novos desafios, ou seja, adequar-se à realidade. a gestão por competência torna-se fundamental nas empresas e no serviço público, onde mudanças ocorrem constantemente e profissionais buscam conhecimentos, habilidades e experiências para se adaptar em um ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar metas e atingir uma forma de administrar e construir uma organização eficaz. a gestão por competência requer inovações, tanto tecnológica como aperfeiçoamento pessoal. um ambiente de trabalho bem organizado faz com que o funcionário sinta-se motivado, mostrando sua capacidade de desenvolver novas tarefas. o profissional que trabalha em equipe tem uma comunicação clara e ainda respeita as diferenças individuais de cada membro dentro da organização. é fundamental também o profissional saber qual é a sua missão dentro da empresa, seus valores e quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar. com o aumento da competitividade no trabalho e o avanço da te