Leitores interessados em discussões centradas nas práticas de sala de aula e no ensino da leitura encontrarão neste livro subsídios relevantes para repensar e consolidar sua prática docente. A relevância desta publicação está em apresentar temas recorrentes nas salas de professores e nas reuniões pedagógicas nas escolas brasileiras que são aqui discutidos a partir de trabalhos articulados com as diferentes teorias que os pautam. Entendemos que, dessa maneira, podemos contribuir com um olhar reflexivo, oportunizando aos professores, agentes das melhorias educacionais, a busca por respostas para recorrentes indagações, tanto daqueles que estão em exercício pleno de sua profissão quanto daqueles que se encontram em formação. Os capítulos foram organizados em dois grandes blocos. No primeiro, que reúne os quatro capítulos iniciais, os autores discutem práticas de letramento versus a formação docente, com um olhar dirigido aos processos que configuram a ação educativa nas escolas. No segundo bloco, os capítulos 5, 6, 7 e 8 tratam das questões educacionais e pedagógicas em sala de aula, com foco especialmente no livro didático, bem como na sua efetiva utilização, e as implicações do fazer docente no momento da elaboração de insumos pedagógicos e avaliativos, como o instrumento "prova". Além disso, o livro amplia as possibilidades de interlocuções acadêmicas em pesquisa na área da Linguística Aplicada por trazer temas consolidados sob a ótica de perspectivas analíticas distintas.