Conceito central na teoria da arte desde is seus primórdios na medida em que foi sempre um dos principais motores da própria prática artística, ao longo dos séculos a idéia do Belo foi objeto de variadas definições. Se para os antigos a beleza era uma idéia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Média era necessariamente o reflexo da luz divina, já a partir da Renascença ela começa a ganhar vida própria para, com o século XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressão da subjetividade do artista. Os textos reunidos neste quarto volume da coleção "A Pintura - Cícero, Plotino, Félibien, Lessing, entre outros - oferecem uma visão panorâmica dessas diferentes concepções do belo, desde sua origem, com a filosofia platônica, até os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans. Conceito central na teoria da arte desde os seus primordios na medida em que foi sempre um dos principais motores da propria pratica artistica, ao longo dos seculos a ideia do Belo foi objeto de variadas definicoes. Se para os antigos a beleza era uma ideia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Media era necessariamente o reflexo da luz divina, ja a partir da Renascenca ela comeca a ganhar vida propria para, com o seculo XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressao da subjetividade do artista. Os textos reunidos neste quarto volume da colecao A pintura - Cicero, Plotino, Castiglione, Felibien, Lessing, entre outros - oferecem uma visao panoramica dessas diferentes concepcoes do belo, desde sua origem, com a filosofia platonica, ate os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans. A colecao A pintura, em 14 volumes, e uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do seculo IV a.C. ao seculo XX.Conceito central na teoria da arte desde os seus primordios na medida em que foi sempre um dos principais motores da propria pratica artistica, ao longo dos seculos a ideia do Belo foi objeto de variadas definicoes. Se para os antigos a beleza era uma ideia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Media era necessariamente o reflexo da luz divina, ja a partir da Renascenca ela comeca a ganhar vida propria para, com o seculo XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressao da subjetividade do artista. Os textos reunidos neste quarto volume da colecao A pintura - Cicero, Plotino, Castiglione, Felibien, Lessing, entre outros - oferecem uma visao panoramica dessas diferentes concepcoes do belo, desde sua origem, com a filosofia platonica, ate os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans. A colecao A pintura, em 14 volumes, e uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do seculo IV a.C. ao seculo XX.