Maurício Monteiro mostra os caminhos que trouxeram novas sonoridades ao Brasil do século XIX, época em que a corte portuguesa chegou ao país. O livro descreve a chegada de outra estética musical à colônia, onde predominavam a musicalidade dos negros escravos e alguns resquícios das sonoridades indígenas. Apesar de ter sido originalmente escrito como tese, A Construção do Gosto possui uma linguagem simples, que agrada tanto a especialistas quanto aos leigos amantes da música. Prêmio APCA de Ensaio 2008 Sumário Agradecimento Labirintos Sonoros Tropicais – Maestro Júlio Medaglia Mutatis Mutandis Música e Historiografia O Desafio: Música e História do Brasil Classicismo, Italianismo e Colonialismo O Gosto e o costume Etiqueta e Civilidade A Prática Musical Cortesã A Música em Portugal no Tempo de D. Maria I Um Lugar seguro nos trópicos Cultura e Sociedade O Pictórico e o Pitoresco Articulações e Limites A Música na sociedade de corte O Espírito Associativo: A Irmandade de Santa Cecília Profissionais e Diletantes A Trindade Tropical As Referências Mecenato e Instrumentos O Espaço e o Público Gallimathias Musicum Anexo – Lista de Músicos Atuantes no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821 Fontes Bibliografia