Para que a diversidade possa se fazer presente, a base da educação de alunos com necessidades educativas especiais precisa se construir em uma abordagem de apoio colaborativo. Complementando essa afirmativa, a avaliação da aprendizagem vem sendo atualmente um dos temas mais difundidos por pesquisadores da área de educação. Não é preciso ir muito longe para procurar embasamentos teóricos que comprovem tal afirmação, basta fazer uma simples busca pela expressão "avaliação da aprendizagem" nos principais sites de pesquisa para perceber a existência de cerca de 2.100.000 resultados existentes para esta "pesquisa". Neste sentido, o tema que move este livro procura compreender alguns elementos que nos auxiliam a pensar avaliação inclusiva enquanto uma prática que necessita ser "personificada" urgentemente! Mas, para que isso ocorra, algumas inquietações merecem ser repensadas. Afinal, como auxiliar a Instituição Escolar a desenvolver um trabalho de avaliação da aprendizagem com alunos portadores de necessidades especiais? O que levar efetivamente em consideração ao realizar uma avaliação com estes aprendentes?