Numa abordagem das concepções de avaliação presentes na prática educativa dos educadores que atuam na rede de ensino do Serviço Social da Indústria SESI do Estado de São Paulo, a presente dissertação de mestrado defendida perante o Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP procurou explicitar as origens das práticas educativas no contexto histórico, dando ênfase à avaliação formativa tendo como foco principal o ensino de arte.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.