Este material foi planejado para uso diversificado, podendo ser empregado no trabalho clínico-terapêutico, assim como em sala de aula. Ele tem como finalidade estimular, com eficácia, o desenvolvimento de habilidades auditivas, motoras, de linguagem receptiva-expressiva e de competências metafonológicas. As atividades propostas envolvem processos cognitivos e neurolinguísticos fundamentais, ativam mecanismos multissensoriais, e têm como objetivo criar condições e conhecimentos favoráveis para o pleno e firme desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Fazendo uso de sons variados como os de animais e instrumentos musicais, de músicas, parlendas, histórias infantis, trava-língua e de atividades complementares e metafonológicas, as situações propostas apresentam jogos de escuta e jogos orais. As crianças são envolvidas ativamente nas situações propostas, o que permite-lhes aprimorar suas competências cognitivas, comportamentais, auditivas e comunicativas, na medida em que desenvolvem trilhos neurais de fundamental importância para toda a aprendizagem. As crianças devem ser eficazmente estimuladas em seus processos cognitivos e neurolinguísticos, desde o ensino infantil: identificando, imitando, nomeando, evocando, comparando, analisando, tomando decisões, completando, elaborando e planejando, elas terão oportunidades otimizadas para aprender. Em tempos de tantas informações, as queixas de dificuldades de aprendizagem, principalmente as de dificuldades de atenção e de memória estão cada vez mais presentes nas escolas e nos consultórios. E, muitas vezes, para poder lidar adequadamente com situações desta natureza, os pais e os educadores necessitam de orientações no sentido de como fazer para melhorar essas condições essenciais para o aprender. Este material mostra como direcionar e desenvolver mecanismos neuropsicológicos, como a atenção auditiva e visual da criança, juntamente com o desenvolvimento da memória e da sequencialização, entre tantas outras habilidades e funções cognitivas. Sabemos que é brincando que se aprende e, para tanto, devemos criar, através de situações lúdicas e atividades direcionadas, condições de aprender e desenvolver competências gerais e específicas envolvidas na linguagem oral e escrita. A alfabetização e a consolidação de competências em linguagem escrita se constituem progressivamente, sendo necessário, para tanto, que a criança possa ver O MUNDO DAS PALAVRAS E DOS SONS de uma forma prazerosa, lúdica e estimulante.