Da educação sem sentido aos sentidos da educação: crises e dilemas, sonhos e lutas: o título desta obra é, com poucas margens para dúvidas, representativo de toda a trajetória que o levou a se tornar um livro [...]. Pensemos em seu enfoque central: a educação. Mas não qualquer uma: trata-se de entendê-la por meio do processo histórico-dialético e, portanto, em tudo o que ela carrega de contraditório e ambivalente, mas também de significativo e transformador. Necessário elencar e debater pontos nevrálgicos que têm caracterizado nas últimas décadas (ou meio século) a ausência de sentido não somente do ato de educar, mas também no de pensar criticamente suas crises e dilemas contemporâneos e nas formas de (dialeticamente!) enfrentá-los e superá-los [...]. Compartilhamos esta responsabilidade com vários colegas que trouxeram em cada um dos capítulos que compõem esta obra uma abordagem que guarda peculiaridades temáticas e aproximações teórico-metodológicas próprias. Mas não se engane o leitor. Se, entre elas, existem diferenças demarcadas, inclusive, pelo título do livro por sua vez estas mesmas diferenças representam partes (desde já relevantes) de um conhecimento científico que reivindica sua pretensão à universalidade, pois entendemos que os textos aqui reunidos e publicados formam uma unidade do (e no) diverso [...]. É o que o leitor verá nas duas seções que marcam esta obra.