"Quando Rubens Nery Costa me presenteou este seu romance policial, perguntei a mim mesmo por que ele enveredou por tal caminho, tendo sido sempre o poeta piauiense que escava poemas no âmago da alma nordestina, na trilha de Torquato Neto e João Cabral, que produz autos teatrais ao estilo de Ariano Suassuna e que nos faz escutar suas palavras com orelhas abertas. É preciso saber que de lá vem uma claridade indecente, o calor do asfalto parece suar e embaça o ar, transborda agonia. Sua-se com o ato de acender um cigarro; a cada novo pensamento; sua-se até com a vontade de nada fazer, um sentimento equatorial mais primitivo que a preguiça. O que faz sentido é a expansão da poesia através da estória e da trama. O suspense não deixa de provocar o prazer aflitivo que dele se espera, e ao mesmo tempo é apenas uma escansão poética, uma porta de entrada para o que temos de melhor e de pior. É nisso que estamos como Dante no inferno: pois é poeticamente que nos são apresentados os personagens mais sórdidos e mais sublimes do submundo de Teresina, seja o porco estuprador de meninas, o policial, o jornalista, o político e o juiz corruptos e corruptores, a degradação do sexo enquanto meio circulante para obter o dinheiro e o poder. O nosso anti-herói roseano vive muito perigosamente, e por vezes quer voar pela janela e escapar da morte, sentado num pequeno ponto de luz no infinito. Ele sabe que, ao segundo esturro do caipora, "... a coragem não é moradeira." A morte do pai, "o acontecimento mais importante da vida de um homem" (Freud), aqui se resolve como lembrança de amor, já que é impossível combater os pequenos bichinhos invisíveis que devoram o seu corpo, saqueando-o para que a vida possa deixá-lo sem saudades. E abre as portas para o amor da filha, feito da insistência, da necessidade de uma presença generosa, infantil e adulta ao mesmo tempo, essencial para resgatar a fé e o ânimo. A mulher e seus diversos nomes comparecem então num erotismo vibrante, pois ela sempre quer o último gozo, abafar o calor de dentro das pernas. Um desejo cuja intensidade precisa ganhar tempo, precisa respirar, que arranca a roupa dela e come o seu corpo quente, ela dócil, insegura de apaixonada... o coração lateja e o leitor é imediatamente sensível ao reconforto masculino primitivo. E não importa que seja o do velho que precisa da prisão daquelas coxas. O poeta e o homem estão maduros. Uns poucos sabíamos que tínhamos um ótimo escritor, e a Garamond enseja agora que outros possam usufruí-lo."