Inclusão e diferença. Diferença e arte. Arte e modos de narrar o outro. Infância como devir outro. Identidade e diferença. Diferença. Normalização. Educação de surdos. Gênero. Raça/Etnia. Inclusão digital. A infância. Politicas de inclusão, acessibilidade... Não se trata da ementa de mais uma disciplina em cursos de licenciatura ou especialização em educação inclusiva. Mas se trata de repetir temas tratados na literatura educacional para que, no exercício da repetição, consigamos pensá-los de outras formas. Essa é a proposta do presente livro pensar de outras formas a diferença e a inclusão, ora relacionando um tema com o outro, ora contrastando-os, ora tensionando a redução da diferença na diversidade, ora mostrando os inúmeros jogos neoliberais que sustentam as relações determinantes da própria necessidade da inclusão. Trata-se do esforço de Morgana Domênica Hattge e Rejane Ramos Klein para reunir autores os quais, ao tomarem a inclusão como objeto de reflexão, a torcem e fazem aparecer seus limites. Repetir... Não se trata de um livro contra a inclusão, nem tampouco de festejo à diferença, entendida como diversidade ou nos limites da identidade. Trata-se de mostrar que a inclusão está para a acessibilidade e a diversidade assim como a diferença está para o devir, o inusitado, aquilo que transborda e escapa do disciplinar e do controle.