Os textos ora apresentados resultam de pesquisas que buscaram analisar os percursos, condições de institucionalização e implementação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A partir do Decreto 5.154/04, colocou-se a possibilidade legal de alterar as condições da educação no Ensino Médio no que diz respeito à articulação com a Educação Profissional, sendo permitidas as formas concomitante, subseqüente e integrada, esta última considerada uma possibilidade de avanço em direção a uma formação mais qualificada na medida em que permitiria superar a justaposição e a dissociação entre ciência e trabalho, entre cultura e técnica, configurando percursos formativos mais orgânicos aos interesses e necessidades dos trabalhadores. Várias foram as problemáticasdesencadeadas nesse contexto: a integração curricular, o financiamento público, os sujeitos alunos e professores diante da perspectiva posta pela formação integrada, a oferta de cursos e sua relação com o setor produtivo, dentre outras. Os artigos que compõem essa coletânea têm como objeto de investigação o modo pelo qual foi se institucionalizando o Ensino Médio Integrado e dialogam com esse conjunto de problemáticas.Espera-se, com essa coletânea, trazer dados e análises acerca do que foi produzido em resposta ao desafio da integração entre formação científica básica e formação para o trabalho no âmbito das ações que se desencadearam com vistas à implantação do Ensino Médio Integrado.