Este livro relata a experiência vivenciada na estruturação do Serviço de Educação Continuada em Enfermagem, na sua implantação, no recrutamento e seleção e na capacitação dos profissionais que fazem parte da Divisão de Enfermagem dos Hospitais e Unidades Afiliadas da SPDM. As autoras apresentam a base para o desenvolvimento de um programa de educação continuada e permanente dentro das Instituições de Saúde. Destacam a importância de se implantar um programa de treinamento e desenvolvimento por competências para os profissionais de enfermagem, com vistas na integração e capacitação de seus funcionários, sempre na busca da qualificação do atendimento ao cliente. A vantagem competitiva traduzida pela expectativa da excelência no atendimento está diretamente relacionada ao desenvolvimento das competências profissionais, contempladas no programa de capacitação institucional proposto. Por meio da ampliação do domínio dessas competências, cada colaborador terá como resultado sua qualificação e, consequentemente, a contribuição na melhoria da performance da organização. A valorização das pessoas está na ordem do dia das instituições de vanguarda e, neste livro, as autoras contribuem com sua experiência, abordando de forma direta e clara os procedimentos adotados na gestão das competências das pessoas. É necessário acreditar que pouco adianta o investimento em tecnologias de última geração ou inovação nas metodologias de trabalho se o principal as pessoas não forem preparadas para exercer suas funções com qualidade e produtividade. Elas são a mola mestra da excelência. A leitura desta obra certamente ajudará aos profissionais da saúde a dedicar um novo olhar aos seus colaboradores, pares e superiores: um olhar de quem acredita no potencial ilimitado das pessoas.