A formação profissional e a educação continuada de profissionais técnicos e de nível superior em Enfermagem deve ser preocupação dos países realmente comprometidos com o bem estar da sua população em geral. Aqui no Brasil, até a década de 1970, a literatura com essa finalidade era escassa, além de, na maioria dos casos, estar publicada em outros idiomas. Mas o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação na área em nossas universidades abriu novas perspectivas, a partir dos anos de 1980, e muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado foram, aos poucos, sendo transformadas em livros. Já na década de 1990, e daí por diante, o mercado editorial brasileiro passou a contemplar a Enfermagem com inúmeras opções, que em muito enriqueceram a bagagem profissional dos que buscavam na literatura acadêmica uma fonte complementar de conhecimento. Ensinando a Cuidar de Clientes em Situações Clínicas e Cirúrgicas, obra que se insere nesse moderno contexto de difusão de técnicas e experiências de Enfermagem em nosso País, ajudará o leitor a ampliar ainda mais os conhecimentos específicos da atividade, além de atualizar a demanda existente neste setor de trabalho. O livro aborda cuidados específicos em relação a clientes de Enfermagem, utilizando a semiologia própria desta função para situar seus profissionais nos mais diversos cenários de cuidados clínicos e cirúrgicos. A primeira parte aborda, em oito capítulos, o conteúdo relativo aos clientes em situações clínicas, diferenciando essa terminologia daquela utilizada nas abordagens médicas. Nessa parte, encontram-se os desvios da saúde agudos e crônicos que demandam cuidados de enfermagem específicos e especializados. Em doze capítulos, a segunda parte apresenta o conteúdo referente às situações cirúrgicas, aos cenários onde ocorrem os cuidados cirúrgicos e à situação de morte, que se inscreve nas situações terminais experimentadas e enfrentadas pelos clientes da Enfermagem.