O objetivo deste livro é oferecer uma contribuição ao estudo da obra romanesca de Vergílio Ferreira, um dos mais importantes escritores portugueses do século XX (como testemunha o continuado prestígio de obras como Aparição e Alegria breve e Em nome da terra, tanto em Portugal, como no Brasil e na França), por via da articulação de uma resposta ao enigma presente em sua literatura, que se manifesta como uma tentativa, repetida por muitas personagens do autor, de alcançar um estado de plenitude em que a vida humana se justifique diante de si mesma, sem lançar mão de qualquer recurso que escape às limitações inerentes ao homem, concebido como um ser mortal, circunscrito a sua existência física. Da leitura da multiplicidade de experiências humanas que a ficção de Vergílio Ferreira origina, ressalta, em três romances, uma imagem que, como procuraremos esclarecer, contém exatamente essa plenitude, exatamente nesses termos. As obras são Aparição, Cântico final e Para sempre; a imagem, a cena musical, como escolhemos nomear passagens recorrentes nos três romances, nas quais personagens ouvem música, alcançando uma harmonia individual e coletiva que se lhes escapa em todos os outros momentos e situações que constituem seu itinerário de vida.