As pequenas empresas encontram dificuldades para adaptar modelos de planejamento de marketing e comunicação para suas realidades, bem como implantar as estratégias competitivas, que em geral são exploradas nos livros que abordam o tema, já que, normalmente, os exemplos se referem e se destinam a grandes corporações. Este livro foi feito principalmente para pequenos empresários, em especial da área de varejo, e enfoca as tendências atuais de mercado e os conceitos básicos de marketing e de comunicação. Seus quatro primeiros capítulos englobam marketing, endomarketing, comunicação com público interno, clientes, imprensa e comunidade em geral e o quinto capítulo apresenta uma conclusão onde une os conceitos apresentados nos capítulos anteriores. Além de idéias e exemplos práticos voltados para pequenas empresas, esta obra também apresenta modelos de planos de marketing e de comunicação e tabelas funcionais para simplificar o trabalho de planejamento e execução de idéias que poderão auxiliar no desenvolvimento e na visibilidade das pequenas empresas. O objetivo deste livro é auxiliar no desenvolvimento de um plano de marketing com implantação de ações estratégicas que possam tornar as pequenas empresas mais competitivas. É conteúdo de extremo interesse também para empresários, gestores de marketing e de comunicação, alunos e professores das áreas de comunicação e administração.