O ensino da Matemática com toda a sua linguagem simbólica pode se tornar bastante agradável e gratificante para o leitor estudante quando conhecemos e respeitamos o seu "Banco de Dados" perceptual, suas memórias de relação com o meio, suas memórias sociais, e principalmente se desenvolvemos a capacidade de suas estruturas lógicas situadas no cérebro, normalmente no lóbulo frontal esquerdo. O objetivo do texto é ir construindo com o leitor o seu conhecimento na área da Matemática Discreta e das Estruturas Algébricas, respeitando as sinapses já adquiridas. Procuramos mostrar e analisar com o leitor as diferentes representações das estruturas do próprio cérebro e das suas interações com o meio. Não estudaremos a Álgebra, a Lógica Clássica, os Circuitos Digitais e Físicos, os Processos de Contagem, a Topologia Algébrica e as aplicações práticas separadamente, mas num todo único mostrando que o que os diferencia são os símbolos que as diversas ciências usam para representar o conhecimento adquirido pelo cérebro humano. Levamos em consideração o nível dos ingressantes nos cursos superiores, devido às deficiências do ensino básico, já conhecidas, e procuramos saná-las no decorrer do texto. Procuramos sempre que todos os conhecimentos necessários à compreensão do texto estejam nele inseridos. Não devemos nos esquecer de que o estudante ao ingressar no mercado de trabalho atual deve estar no mesmo nível dos profissionais do mercado global e que isso será cobrado deles diuturnamente. Os exercícios estão separados por tópicos e estão logo após esses tópicos, assim como as respostas. Não temos no texto citações do tipo: vide página tal ou tópico x, conforme fórmula y, pois julgamos que o leitor, ao interromper o seu estudo para procurar a informação, o fragmenta, e isso dificulta as associações e as ligações sinápticas que devem ser feitas naquele instante. É comum o leitor encontrar a expressão "recorde tal assunto"; isso significa que ele deve associar o que está lendo com o assunto citado. Levamos em consideração que a maioria dos leitores trabalha e estuda, e isso significa que o seu tempo dedicado à leitura dos textos, exercícios e pesquisa é bastante limitado. Sempre repetimos as fórmulas e os conceitos necessários no momento para que o leitor não tenha de procurar no texto e reforçar as sinapses já realizadas com as novas.