Tem como núcleo o corpo de conhecimentos básicos que estruturam a Química. Tem em vista a formação do cidadão, apresentando situações que estimulam a reflexão e o posicionamento dos alunos quanto ao papel de cada um na sociedade. Relação entre fatos e teoria; ampliação gradativa dos conhecimentos; integração de conceitos disciplinares e interdisciplinares; ênfase na participação dos alunos; priorização de conteúdos, de acordo com os objetivos educacionais atuais e as novas formas de seleção para o ingresso às universidades (Enem); textos jornalísticos e charges como recursos pedagógicos, permitindo aos alunos perceber que os conceitos que estão aprendendo em Química são úteis para compreender o mundo e a sociedade em que vivem. Exercícios com características variadas, na maioria do tipo convencional, para a fixação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades. Experimentos que favorecem o aluno, a partir de fatos observáveis, chegar às conceituações e representações abstratas. Nos diversos tipos de seção são trabalhados aspectos que relacionam a Química com outras áreas do conhecimento: saúde, esportes, meio ambiente, literatura, seres vivos, medicina etc.