Com a abertura do mercado em todo o mundo, as organizações sabem que não basta serem as melhores em sua região, mas que precisam estar preparadas para uma concorrência mais ampla. Esta conscientização alavanca a competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade e focando os clientes, cada vez mais exigentes. Uma excelente ferramenta gerencial que tem auxiliado as organizações na busca incessante pela melhoria de seus produtos ou serviços é o modelo de Gestão da Qualidade Total. Organizações que adotam a GQT, normalmente, superam as crises constantes no mundo dos negócios, pois a utilização da criatividade e o comprometimento da força de trabalho alavancam idéias para a superação dos problemas. O material aqui apresentado não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas de compilar em um volume os métodos existentes de gestão para auxiliar tanto as organizações de qualquer segmento que desejarem mudar seu método gerencial para buscarem a melhoria contínua, quanto os pesquisadores, profissionais da área, professores e, em especial, os estudantes. São mais de vinte anos de estudos, prática e trabalho que, a partir de agora, estarão à disposição daqueles que desejarem mudar da teoria para a prática da Gestão da Qualidade Total.