Um dos grandes desafios dos profissionais que atuam em instituições de Educação Infantil tem sido o de dar significado às necessidades, aos interesses e aos saberes das crianças de zero a três anos. A especificidade deste atendimento requer uma nova concepção acerca da infância, dos bebês, do seu desenvolvimento e das práticas educativas na creche. É necessária uma postura de pesquisadores do universo infantil, de sua cultura, necessidades, interesses e saberes. Concebe-se que a criança, mesmo tão pequena, expressa-se de diversas formas, através do choro, do olhar, do movimento, das vocalizações, com seu jeito próprio de ver e pensar o mundo, vivendo um dos momentos mais significativos do processo evolutivo do ser humano. Como, então, instigar o seu desejo de agir sobre o mundo, organizando experiências essenciais, vivências ricas e de qualidade em que elas possam exercer o papel de protagonistas de suas ações, mesmo assim tão pequenas? Muitas respostas a essas questões estão contempladas nesta publicação, ricamente ilustrada com fotos de crianças em atividades e orientações significativas sobre planejamento, projetos e práticas pedagógicas na creche.