Nesta obra, Educação Ambiental e Meio Ambiente no Contexto de Palmas Capital Ecológica, a pesquisadora Berenice Feitosa da Costa Aires apresenta as representações sociais de professores e estudantes da Educação Básica relacionadas às concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente e algumas diretrizes para práticas pedagógicas significativas na dimensão ambiental. A brilhante carreira como docente, gestora do ensino superior e pesquisadora em metodologias e práticas do ensino e em estudos urbanos, regionais e agrários, a clareza da metodologia e da linguagem, o rigor científico e a profundidade com que aborda a questão da Educação Ambiental e Meio Ambiente qualificam o trabalho como uma referência didático-científica para que professores e gestores ampliem o debate acerca dessa temática em todos os níveis de ensino e como leitura obrigatória em cursos de formação de professores. A grande contribuição deste estudo está centrada na reflexão sobre as sobre os valores que podem permear a Educação Ambiental em contraposição às formas como as escolas têm atuado na tentativa de cumprir seu papel social, sem, contudo, avançar em experiências diversificadas e abordagens que contribuam para a formação do estudante. Relevante também é a apresentação de princípios fundamentais para a construção de práticas significativas de Educação Ambiental que busquem fomentar experiências de aprendizagens que engajam os estudantes em projetos complexos do mundo real, por meio dos quais podem desenvolver e aplicar suas habilidades e conhecimentos. Para a concretização desse estudo foram utilizadas fontes teóricas de diversas áreas e pesquisa empírica, análise de questionários aplicados a professores e estudantes, documentos, mapas mentais, observações, registros, fotografias, além de estudo dos planejamentos pedagógicos e planejamento individual de cada professor investigado na pesquisa. Trata-se, portanto, de estudo referenciado em dados relevantes observados em quinze escolas de Educação Básica de Palmas. Por todos esses elementos, podemos afirmar que este é um livro necessário. Necessário para os gestores e educadores da educação básica e educação superior por tratar de um tema que deve permear a formação do estudante e dos professores ao longo de todo o seu percurso, uma vez que a educação ambiental, como afirma a autora, é uma identidade que necessita ser constantemente repensada e avaliada, para que não seja abordada de forma superficial nem permaneça estática em um mundo tão dinâmico.