Ter um bom ponto comercial, bons equipamentos, preços na média e alguma divulgação não será suficiente para garantir seus negócios se o consumidor, dentre tantas opções, não escolher sua loja como a de sua preferência. Perante tantos avanços mundiais na área, o varejo farmacêutico precisa se atualizar nessa nova demanda mercadológica e, para isso, necessita cuidar do merchandising, da prestação de serviços, da profissionalização de sua equipe, do relacionamento com os seus clientes, das estratégias de preços e estoques e do marketing promocional. O merchandising e os outros esforços integrados no composto da comunicação consumidor-varejo são imprescindíveis para obtermos maiores e melhores resultados, consolidando imagem, produtos e marcas. O consumidor de medicamentos e de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos precisa, mais do que qualquer outro, interagir com o produto e o ponto-de-venda para sentir-se presente, participante e dentro de um espaço totalmente voltado para seu bem-estar e suas necessidades. Essa realidade está exigindo a evolução das ferramentas de merchandising utilizadas nessa comunicação, pensando-se cada vez mais em como atrair e seduzir trabalhando todos os sentidos e as sensações, que resultarão em uma ambientação correta do produto no ponto-de-venda.