“Se devo ser sincero, então posso dizer que toda a minha vida escolar não foi senão um tédio constante e cansativo, que aumentava de ano em ano devido à minha impaciência por querer livrar-me daquele fastio cotidiano. Não lembro de ter-me sentido ‘alegre e feliz’ em nenhum momento de meus anos escolares – monótonos, cruéis e insípidos –, que me amargaram com determinação a época mais livre e bela da vida. (...) Era uma aprendizagem apática e insossa, voltada não à vida, mas ao puro ato de aprender coisas que nos eram impostas pela velha pedagogia. O único momento realmente feliz e alegre que devo à escola foi o dia em que suas portas se fecharam para sempre às minhas costas.” (Stefan Zweig) A pedagogia da felicidade é um ensaio sobre a escola que o século XX chamou de tradicional, como era a pedagogia que se praticava nos lugares supostamente educativos, o que restou dela e o que pode ser superado. Este livro tem o objetivo de apontar algumas reflexões que ajudarão a entender a evolução da pedagogia escolar.